Home » Sobre o Projeto

Sobre o Projeto

O Tracksource é um projeto colaborativo e voluntário que tem por objetivo criar e distribuir gratuitamente mapas do Brasil para uso em GPS Garmin e compatíveis, Smartphones, Tablets e Computadores com navegador 7Ways ou Navitel.

O que é o Tracksource

O Tracksource é uma associação livre de usuários, que se organizaram voluntariamente, com o objetivo de produzir mapas do Brasil para uso em GPS.
Através deste site, informações levantadas pelos usuários são encaminhadas a desenvolvedores que atualizam os mapas e periodicamente os publicam para serem baixados por toda a comunidade.
Em constante evolução, desde que foi criado em 2002, hoje o Tracksource é um dos maiores projetos deste gênero no mundo, conta com milhares de colaboradores, centenas de desenvolvedores e produz os melhores, mais completos e atualizados mapas do Brasil para GPS.
Atualmente produz mapas para uso em GPS da marca Garmin, em Smartphones e Computadores com Navegador 7Ways ou Navitel, em outros navegadores que utilizem softwares compatíveis com estas plataformas, como também mapas para uso no computador, compatíveis com os softwares MapSource e TrackMaker.

Como Surgiu

Os primeiros aparelhos GPS eram bastante simples e não ofereciam suporte a mapas, mas os usuários pioneiros passaram a usar a Internet para trocar trilhas e pontos coletados por estes aparelhos, o que motivou Alex Rodrigues a criar, em 1996, o grupo GPSBrasil ( http://br.groups.yahoo.com/group/gpsbrasil ) , que tinha por objetivo fomentar esta troca de informações.
Em 1998, Odilon Ferreira Júnior criou o programa GPS TrackMaker, possibilitando que as trilhas gravadas pelo GPS fossem editadas e assim os usuários do GPSBrasil passaram a criar um acervo de trilhas e a montar mapas pessoais simplificados, para que fossem transferidos ao aparelho em forma de tracks e rotas.
Posteriormente, surgiram os GPS com suporte a mapas, mas os do Brasil, que eram fornecidos pelos fabricantes junto com seus aparelhos, eram de uma pobreza de detalhes e imprecisão indiscutíveis, o que imediatamente despertou o interesse dos usuários para a possibilidade de desenvolvimento de mapas próprios.
Como a maioria desses mapas eram proprietários e criptografados, nada se podia fazer para melhorar a situação, até que em 2002 surgiu o software MapDekode, de autoria do austríaco Peter, que criava os arquivos para uso no MapSource a partir dos dados que eram editados pelo TrackMaker.
Assim, um grupo de usuários do grupo GPS Brasil se uniu com o objetivo de construir os mapas para uso em GPS Garmin e Alex Rodrigues criou o grupo Tracksource ( http://br.groups.yahoo.com/group/tracksource/ ), em 01/08/2002, que é considerada a data de nascimento do Projeto Tracksource.
O nome TrackSource surgiu da junção dos nomes dos programas TrackMaker e MapSource, já que o objetivo do projeto era criar mapas, utilizando o TrackMaker para edição, compilados para serem utilizados no software MapSource da Garmin e assim transferidos para o GPS.

Cronologia

A evolução do Tracksource foi marcada por alguns eventos que se tornaram fator determinante do que é hoje. Conheça a cronologia, que lista e descreve todos estes principais eventos.

O Tracksource na Mídia

O Tracksource é referência e constantemente é citado na mídia, quando o assunto é GPS. Conheça alguns artigos publicados, em que o Tracksource é citado.

Como Funciona

A unidade básica para o desenvolvimento compartilhado dos mapas é o município.
Usuários voluntários se cadastram como Desenvolvedores Municipais (DM), recebem o mapa base correspondente e se tornam responsáveis pelo desenvolvimento no município.
Em cada estado, a área em que não existem DMs cadastrados fica sob a responsabilidade de um Desenvolvedor Estadual (DE), que também gerencia os DMs do estado e cuida da integração dos diversos mapas existentes.
Assim, o mapa do Brasil é como um grande quebra-cabeça, onde cada peça fica sob a guarda de um voluntário, que se responsabiliza por desenvolver o mapa e também por receber e incluir as contribuições da comunidade para a área.
O site do Tracksource é o repositório de todos estes mapas e contribuições, contando com toda uma estrutura de funções para o tráfego de informações com os desenvolvedores, armazenamento e backup dos dados.
Contribuições recebidas são automaticamente encaminhadas aos DMs e DEs correspondentes, que formatam no padrão do projeto, atualizam os mapas que estão sob sua guarda e os enviam para a base de dados do site.
Periodicamente os mapas que foram atualizados no site são processados por Compiladores Regionais, que montam todas as peças do quebra-cabeça, convertem no formato específico para GPS e publicam os instaladores no site para que toda a comunidade possa baixar e utilizar gratuitamente.
A gerência deste processo, bem como a compilação, desenvolvimento do site, dos bancos de dados e das ferramentas do projeto é feita pela Equipe de Coordenação.
Todos os Desenvolvedores, Compiladores e Coordenadores do Tracksource são voluntários, participam de acordo com a disponibilidade de tempo e não recebem qualquer remuneração para isso.

Que Mapas Produz

O tracksource produz mapas roteáveis do Brasil para uso em GPS da marca Garmin, em Smartphones com software Navitel, em outros navegadores que utilizem softwares compatíveis com estas plataformas, como também mapas para uso no computador, compatíveis com os softwares MapSource e TrackMaker.
Os mapas cobrem todo o território do Brasil, contém as principais ligações rodoviárias e também o mapeamento urbano e rural detalhado em milhares de municípios onde já existem Desenvolvedores atuantes.
Como o mapeamento é feito por voluntários, a qualidade dos mapas para cada região, cidade ou estado varia de acordo com o número de Desenvolvedores trabalhando na área em questão, com a disponibilidade de tempo e recursos desses voluntários.

Na página de Downloads do Site podem ser obtidos:

Mapas em Produção

Mensalmente, por volta do dia 15, são publicadas versões atualizadas dos seguintes mapas:

  • TRC-Brasil – Mapa Roteável Completo do Brasil, que contém os dados Rodoviários de cada Estado, complementado por dados Urbanos detalhados dos municípios que já foram adequados ao roteamento.
  • Versão para PC – Para ser instalado em um PC-Windows que disponha do software Mapsource da Garmin. Posteriormente, usando este software, pode ser consultado no computador ou transferido para o GPS;
  • Versão para MAC – Para ser instalado em um computador MAC que disponha do software Mapinstall da Garmin. Posteriormente, usando este software, pode ser consultado no computador ou transferido para o GPS;
  • Versão para Cartão SD – Arquivo pronto que pode ser copiado diretamente para a pasta /Garmin em um cartão SD ou na memória interna de Aparelhos GPS que utilizem cartão ou que funcionem como um Mass Storage Device, quando conectados a um computador;
  • Versão para 7Ways – Arquivos prontos das quadriculas, que podem ser copiados diretamente para a pasta 7ways/Maps na memória de Smartphones que utilizem o software de navegação 7Ways;
  • Versão para Navitel – Arquivos prontos das quadriculas, que podem ser copiados diretamente para a pasta /NavitelContent/Maps na memória de Smartphones que utilizem o software de navegação Navitel;
  • TRC-GTM – Mesmo mapa do TRC-Brasil, porém para ser instalado em PC-Windows que disponha do software TrackMaker. Funciona como um mapa de fundo no TrackMaker, para auxiliar na conferência de tracklogs ou traçado de rotas, mas não pode ser transferido para o GPS;
  • TRU-GTM – Conjunto Urbano, que contém, isoladamente, os mapas de teste de todos os municípios que estão em desenvolvimento no Projeto. Tal como o TRC-GTM, é para ser usado no TrackMaker e não pode ser transferido para o GPS.

Pontos de Interesse

Todos os pontos de interesse (POI) existentes nos mapas são mantidos em um banco de dados.
Estes POIs podem ser selecionados por tipo, configurados e baixados para alimentar o programa POI Loader da Garmin.
Com este programa, são transferidos para o GPS para gerar alertas de proximidade para radar, polícia, lombadas, áreas de perigo ou qualquer outro tipo de POI selecionado pelo usuário.

Mapas em Teste

Durante todo o mês, no intervalo entre versões, os mapas atualizados vão sendo compilados em conjuntos estaduais, para que os Desenvolvedores possam testar as novas implementações.
Estes conjuntos também contêm municípios novos, ainda em fase de testes e que ainda não foram integrados ao TRC-Brasil.
Qualquer usuário pode baixar estes conjuntos de testes, mas alertamos para o fato de que, por ainda não estarem integrados, muitas vezes o roteamento pode não funcionar adequadamente ou só serão possíveis rotas intra-municipais.
Também recomendamos que estes conjuntos de testes não sejam misturados com o TRC-Brasil para serem enviados ao GPS, pois isto poderá comprometer o funcionamento de ambos.

Outros Mapas

Alguns mapas descontinuados, desatualizados, simplificados ou não roteáveis são mantidos à disposição para download.
Em alguns casos, podem ser úteis para serem carregados em aparelhos antigos, com pouca memória ou sem suporte a roteamento.
Entretanto, se não for este o caso, não precisam ser baixados, pois não contêm nenhum dado adicional ao que já existe nos conjuntos atuais.

Quanto Custa

Os instaladores dos mapas do Projeto são distribuídos gratuitamente na página Downloads deste Site, onde não é necessário cadastro ou registro.
Entretanto, os dados e fontes dos mapas são de propriedade exclusiva do Tracksource, protegidos por Copyright e sujeitos à licença de utilização.

Licença

Ceative Commons 2.5
Os Mapas e Dados contidos neste site são de propriedade exclusiva do Tracksource e distribuidos mediante licença de uso.
Copyright (C) 2010 Projeto Tracksource, em conformidade com a licença Creative Commons 2.5.
Você pode Copiar, Distribuir, Exibir e Executar a obra, sob as seguintes condições:

  • Atribuição – Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.Em caso de redistribuição em página da internet, a atribuição deve ser feita colocando-se na linha superior ou inferior daquela onde se encontra o link de download o texto “Copyright (C) 2010 Projeto Tracksource – Disponível para download gratuito em http://www.tracksource.org.br”. Em caso de redistribuição em qualquer meio físico, deve constar na capa e/ou etiqueta do mesmo o texto “Copyright (C) 2010 Projeto Tracksource – Disponível para download gratuito em http://www.tracksource.org.br”.
  • Uso Não-Comercial – Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
  • Vedada a Criação de Obras Derivadas – Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
  • Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra.
  • Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que Você obtenha permissão do autor.
  • Nada nesta licença diminui ou restringe os direitos morais do autor.
  • Termo de exoneração de responsabilidade (disclaimer) – Qualquer direito de uso legítimo (ou “fair use”) concedido por lei, ou qualquer outro direito protegido pela legislação local, não são em hipótese alguma afetados pelo disposto acima.