No desenvolvimento dos mapas, os Desenvolvedores se deparam com situações em que surgem dúvidas com relação ao procedimento ou formatação a ser adotada. Nesta seção são listadas algumas recomendações emitidas pela Coordenação ou instruções preparadas pelos Desenvolvedores, que podem ser úteis para esclarecer as dúvidas.
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Se dispõe de algum tempo para trabalho voluntário e deseja mapear sua cidade, pode se tornar um Desenvolvedor do Tracksource. Saiba o que é necessário para ser Desenvolvedor
Quer colaborar preparando instruções ?
Caso tenha alguma sugestão de assunto, instrução ou vídeo e queira compartilhar sua experiência, todos podem colaborar preparando instruções ao demais Desenvolvedores. Saiba como preparar as instruções
Quer consultar as recomendações existentes?
Consulte a lista abaixo e clique no ícone do documento relacionado para abrir e obter detalhes.
Assunto |
Síntese |
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Posicionamento de POIs |
A posição dos POIs em relação às vias é muito importante para um roteamento eficiente. POIs de Cidades devem ficar sobre nós de roteamento e outros não devem ficar afastados mais de 30 metros das vias. A recomendação descreve os procedimentos que devem ser adotados para o posicionamento adequado dos POIs. Colaboração de: Joaquim Francisco (Chicão) – joaquim.francisco@globo.com |
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Posicionamento de POIs de Alerta |
Em vias duplicadas, podem existir POIs de Alerta, como Radar, Polícia, Lombada e Perigo, que devam emitir avisos apenas em uma das pistas. A recomendação descreve os procedimentos que devem ser adotados para, em alguns casos, tentar evitar o aviso na pista contrária. Colaboração de: Joaquim Francisco (Chicão) – joaquim.francisco@globo.com |
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Formatação de Sequência de Lombadas Rodoviárias |
Em casos onde exista uma sequência de lombadas em uma rodovia, a recomendação é que sejam marcadas apenas as mais externas como lombadas de 200m e as intermediárias como 50m. Colaboração de: Mozart Fernandes Moreira Lima – zatlima@gmail.com |
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Inclusão e Formatação de Rios |
A inclusão de rios e córregos nos mapas do Tracksource é liberada, desde que a prioridade continue sendo para a inclusão de rodovias, ruas e demais vias trafegáveis e que o traçado dos rios seja real e preciso. Para evitar que a visualização das vias seja prejudicada, os cursos de água devem ser incluidos com estilos de formatação específicos, que determinarão o fator de zoom em que serão apresentados gradativamente nos mapas. Colaboração de: Joaquim Francisco (Chicão) – joaquim.francisco@globo.com |
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Inclusão de Trilhas 4×4, Moto, Bicicleta e Caminhada |
As trilhas 4×4, de moto, bicicleta ou caminhada podem e devem ser incluídas nos mapas do Tracksource, desde que utilizadas as formatações específicas existentes no Padrão e sempre prevalecendo o critério e bom senso dos Desenvolvedores. Na recomendação são esclarecidos alguns pontos importantes relacionadas a este tema. Colaboração de: Joaquim Francisco (Chicão) – joaquim.francisco@globo.com |
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Usando o TrackMaker para Navegar em Tempo Real |
O TrackMaker pode ser utilizado para navegação em tempo real, para traçar o percurso ou fazer verificações utilizando mapas de fundo do Tracksource. Este vídeo mostra como utilizar o recurso. Colaboração de: Erno Evandro Schaefer – erno@easchaefer.com.br |
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Corrigindo Viadutos Apontados pelo TSuite |
A falta de nós de roteamento nos cruzamentos é criticada pelo TSuite. Este vídeo mostra como verificar e corrigir as criticas. Colaboração de: Adonai Silveira Canez – adonaicanez@gmail.com |
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Removendo e Conectando Segmentos de Vias |
Na revisão do mapa é necessário prolongar ou remover segmentos e conectar vias. Neste vídeo são mostradas algumas dicas de como fazer. Colaboração de: Adonai Silveira Canez – adonaicanez@gmail.com |
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Marcando os Viadutos Reais do Mapa |
Durante a correção das criticas de viadutos, serão identificados os Viadutos Reais. Este vídeo mostra como identificá-los alterando o diamante para evitar futuras críticas. Colaboração de: Adonai Silveira Canez – adonaicanez@gmail.com |
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Verificando a Distribuição e Conexão da Malha Principal |
A Existência de uma malha principal bem distribuida e conectada é muito importante para o roteamento. Este vídeo mostra como verificar a malha principal. Colaboração de: Adonai Silveira Canez – adonaicanez@gmail.com |
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Incluindo Numeração nas Vias |
Para possibilitar as buscas por endereços, as vias do mapa devem conter a numeração predial. Este vídeo mostra como incluir a numeração nas vias. Colaboração de: Joel Marcos – cotozulu@bol.com.br |
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Usando a Autonumeração por Metrificação |
Tendo disponível o número inicial de uma via e se o critério utilizado pela prefeitura local for a metrificação, é possível incluir a numeração no restante da via de forma automática. Este vídeo mostra como fazer isso. Colaboração de: Joel Marcos – cotozulu@bol.com.br |
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Usando a Autonumeração por Interpolação |
Tendo disponível os números inicial e final de uma via, é possível incluir de forma automática, a numeração no restante da via por interpolação. Este vídeo mostra como fazer isso. Colaboração de: Joel Marcos – cotozulu@bol.com.br |
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Numerando Rodovias (quilometragem) |
O Editor de nós do TSuite possui uma funcionalidade para fazer a auto numeração por metrificação (em km), que normalmente é utilizada para numerar rodovias. Estas instruções mostram em detalhes como fazer isso. Colaboração de: Paulo Henrique N. de Araújo – phninke@gmail.com |