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Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes – FAQs
FAQ-001 – O que é o Tracksource?
FAQ-002 – Que mapas o Tracksource produz?
FAQ-003 – Quanto Custa?
FAQ-004 – Qual mapa devo usar?
FAQ-005 – Como atualizo o mapa no GPS?
FAQ-006 – Como colaboro com o desenvolvimento de mapas do Tracksource?
FAQ-007 – Como descubro o desenvolvedor de um estado ou município?
FAQ-008 – Como me torno um desenvolvedor do Tracksource?
FAQ-009 – Quando me torno um desenvolvedor, recebo um mapa para trabalhar?
FAQ-010 – Quais são os pré-requisitos para o mapa passar do TRUpara o TRC?


Respostas FAQ-001 – O que é o Tracksource?

O Tracksource é uma associação livre de usuários, que se organizaram voluntariamente, com o objetivo de produzir mapas do Brasil para uso em GPS.

Através deste site, informações levantadas pelos usuários são encaminhadas a desenvolvedores que atualizam os mapas e periodicamente os publicam para serem baixados por toda a comunidade.

Em constante evolução, desde que foi criado em 2002, hoje o Tracksource é um dos maiores projetos deste gênero no mundo, conta com milhares de colaboradores, centenas de desenvolvedores e produz os melhores, mais completos e atualizados mapas do Brasil para GPS.

Mais detalhes sobre como surgiu, a cronologia e como funciona o projeto, consulte a página “Sobre o Tracksource” deste site.

Sobre o Tracksource

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FAQ-002 – Que mapas o Tracksource produz?

O tracksource produz mapas roteáveis do Brasil para uso em GPS da marca Garmin, em Smartphones com software Navitel, em outros navegadores que usem software compatível com estas plataformas, como também mapas para uso no computador, compatíveis com os softwares MapSource e TrackMaker. Os mapas cobrem todo o território do Brasil, contém as principais ligações rodoviárias e também o mapeamento urbano e rural detalhado em milhares de municípios onde já existem Desenvolvedores atuantes.

Como o mapeamento é feito por voluntários, a qualidade dos mapas para cada região, cidade ou estado varia de acordo com o número de Desenvolvedores trabalhando na área em questão, com a disponibilidade de tempo e recursos desses voluntários.

Na página de Downloads do Site podem ser obtidos:

Mapas em Produção

Mensalmente, por volta do dia 15, são publicadas versões atualizadas dos seguintes mapas:TRC-Brasil – Mapa Roteável Completo do Brasil, que contém os dados Rodoviários de cada Estado, complementado por dados Urbanos detalhados dos municípios que já foram adequados ao roteamento.
Versão para PC – Para ser instalado em um PC-Windows que disponha do software Mapsource da Garmin. Posteriormente, usando este software, pode ser consultado no computador ou transferido para o GPS;

Versão para MAC – Para ser instalado em um computador MAC que disponha do software Mapinstall da Garmin. Posteriormente, usando este software, pode ser consultado no computador ou transferido para o GPS;

Versão para Cartão SD – Arquivo pronto que pode ser copiado diretamente para a pasta /Garmin em um cartão SD ou na memória interna de Aparelhos GPS que utilizem cartão ou que funcionem como um Mass Storage Device, quando conectados a um computador;Versão para Navitel – Arquivos prontos das quadriculas, que podem ser copiados diretamente para a pasta /NavitelContent/Maps na memória de Smartphones que utilizem o software de navegação Navitel;

TRC-GTM – Mesmo mapa do TRC-Brasil, porém para ser instalado em PC-Windows que disponha do software TrackMaker. Funciona como um mapa de fundo no TrackMaker, para auxiliar na conferência de tracklogs ou traçado de rotas, mas não pode ser transferido para o GPS;

TRU-GTM – Conjunto Urbano, que contém, isoladamente, os mapas de teste de todos os municípios que estão em desenvolvimento no Projeto. Tal  como o TRC-GTM, é para ser usado no TrackMaker e não pode ser transferido para o GPS.

 

Pontos de Interesse

Todos os pontos de interesse (POI) existentes nos mapas são mantidos em um banco de dados.  Estes POIs podem ser selecionados por tipo, configurados e baixados para alimentar o programa POI Loader da Garmin. Com este programa, são transferidos para o GPS para gerar alertas de proximidade para radar, polícia, lombadas, áreas de perigo ou qualquer outro tipo de POI selecionado pelo usuário.

 

Mapas em Teste

Durante todo o mês, no intervalo entre versões, os mapas atualizados vão sendo compilados em conjuntos estaduais, para que os Desenvolvedores possam testar as
novas implementações.  Estes conjuntos também contêm municípios novos, ainda em fase de testes e que ainda não foram integrados ao TRC-Brasil. Qualquer usuário pode baixar estes conjuntos de testes, mas alertamos para o fato de que, por ainda não estarem integrados, muitas vezes o roteamento pode não funcionar adequadamente ou só serão possíveis rotas intra-municipais.  Também recomendamos que estes conjuntos de testes não sejam misturados com o TRC-Brasil para serem enviados ao GPS, pois isto poderá comprometer o
funcionamento de ambos.

Downloads de Mapas

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FAQ-003 – Quanto Custa?

Os instaladores dos mapas do Projeto são distribuídos gratuitamente na página Downloads deste Site, onde não é necessário cadastro ou registro. Mas, os dados
e fontes dos mapas são de propriedade exclusiva do Tracksource, protegidos por Copyright e sujeitos à licença de utilização.

Entretanto, o Tracksource tem despesas mensais de manutenção e depende de doações voluntárias dos usuários para custeá-las.

Obtenha mais e informações e saiba como fazer doações de qualquer valor: Como fazer uma uma Doação


 

FAQ-004 – Qual mapa devo usar?

O Mapa padrão e completo do Tracksource é o TRC-Brasil – Mapa Roteável Completo do Brasil, que contém os dados Rodoviários de cada Estado, complementado por
dados Urbanos detalhados dos municípios que já foram adequados ao roteamento.  Este é o mapa que recomendamos para utilização, sendo que existem 4 versões
diferentes, cujo uso dependerá do Sistema Operacional do computador e do tipo de GPS utilizado:

Versão para PC – Para ser instalado em um PC-Windows que disponha do software Mapsource da Garmin. Posteriormente, usando este software,
pode ser consultado no computador ou transferido para o GPS;

Versão para MAC – Para ser instalado em um computador MAC que disponha do software Mapinstall da Garmin. Posteriormente, usando este software, pode ser consultado no computador ou transferido para o GPS;Versão para Cartão SD – Arquivo pronto que pode ser copiado diretamente para a pasta /Garmin em um cartão SD ou na memória interna  de Aparelhos GPS que utilizem cartão ou que funcionem como um Mass Storage Device, quando conectados a um computador;

Versão para Navitel – Arquivos prontos das quadriculas, que podem ser copiados diretamente para a pasta /NavitelContent/Maps na memória de Smartphones que utilizem o software de navegação Navitel; Embora não possam ser transferidos para o GPS, distribuimos mapas para serem usados como fundo no software TrackMaker e visualizados no computador:

TRC-GTM – Mesmo mapa do TRC-Brasil, porém para ser instalado em PC-Windows que disponha do software TrackMaker. Funciona como um mapa de fundo no TrackMaker, para auxiliar na conferência de tracklogs ou traçado de rotas, mas não pode ser transferido para o GPS;TRU-GTM – Conjunto Urbano, que contém, isoladamente, os mapas de teste de todos os municípios que estão em desenvolvimento no Projeto. Tal  como o TRC-GTM, é para ser usado no TrackMaker e não pode ser transferido para o GPS.Todas estas opções são listadas e podem ser baixadas na página “Downloads de Mapas”:

Downloads de Mapas

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FAQ-005 – Como atualizo o mapa no GPS?
Assista ao tutorial clicando aqui

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FAQ-006 – Como colaboro com o desenvolvimento de mapas do
Tracksource?

Os mapas gratuitos do Tracksource são construidos de forma totalmente colaborativa, voluntária e existem várias formas de participar no desenvolvimento, que podem ser vistas em detalhe na página Participe do Tracksource neste site.

Para comunicar falhas ou enviar dados para melhoria dos mapas, consulte as instruções detalhadas na página Participe do Tracksource/Enviando dados.

Independente da forma utilizada para o envio, as suas contribuições serão processadas e atualizadas no mapa pelo Desenvolvedor responsável pelo Município e/ou Estado apropriado.

Para descobrir quem é o desenvolvedor, veja a FAQ 007.

Página sobre o envio de dados

FAQ-007 – Como descubro o desenvolvedor de um estado ou município?

Acesse a função de Consulta de Desenvolvedores para descobrir os Desenvolvedores e a situação do mapa de seu interesse.

Selecione o estado, processe para ver os dados do Desenvolvedor Estadual (DE) e posteriormente, selecione o Município e processe para ver os dados do Desenvolvedor Municipal (DM).

Caso ainda não haja um responsável pelo município, a função retornará os dados do desenvolvedor em branco e a situação atual do mapa.  Nestes casos, faça contato com o DE, ou se for do seu interesse, inscreva-se como Desenvolvedor Municipal e colabore construindo o mapa da sua cidade.

Consulte Desenvolvedores

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FAQ-008 – Como me torno um desenvolvedor do Tracksource?

A responsabilidade pelo recebimento de contribuições e produção dos mapas do Tracksource é compartilhada entre Desenvolvedores Municipais, Desenvolvedores
Estaduais, Compiladores e Coordenadores voluntários.  Se você dispõe de algum tempo para trabalho voluntário e deseja mapear sua cidade, pode se tornar um Desenvolvedor do Tracksource.

Para saber mais detalhes sobre as responsabilidades, o que é necessário e para se cadastrar como Desenvolvedor, acesse a página Participe do Tracksourse/Sendo Desenvolvedor, neste site.

Página sobre ser Desenvolvedor

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FAQ-009 – Quando me torno um desenvolvedor, recebo um mapa
para trabalhar?

Sim, ao se cadastrar e solicitar um Município para desenvolver, será preparado
um Mapa Base, contendo todos os dados já disponíveis na área, para que você dê
continuidade inserindo e detalhando mais dados.

O estágio de desenvolvimento deste mapa base irá variar em função dos dados já
existentes no projeto e de trabalhos que já podem ter sido feitos por outro
desenvolvedor que tenha disponibilizado o mapa.

Mas normalmente este mapa base contém poucos dados, na maioria das vezes apenas
rodoviários, que são cópias exatas dos dados constantes do mapa estadual em
produção.

A partir deste mapa base o DM deverá levantar dados e se responsabilizar por
incluir as contribuições recebidas, de forma a detalhar e evoluir o mapeamento.

Na fase inicial, vários dados serão incluidos ou atualizados no mapa o que pode
ocasionar algumas falhas, principalmente quando o desenvolvedor também está
tendo os primeiros contatos com os processos de trabalho do Tracksource.

Assim, inicialmente o mapa fará parte apenas do TRU (Tracksource Roteável
Urbano), que é um conjunto em que cada mapa é compilado individualmente, para
efeito de testes do DM.

Desta forma, eventuais erros apresentados no mapa durante a fase de testes, não
irão causar impactos e impedir o correto funcionamento do conjunto completo de
produção, que é o TRC (Tracksource Roteável Completo).

Tão logo o Desenvolvedor tenha evoluido e testado o mapa, julgando estar em
condições, poderá solicitar sua promoção da fase de testes no TRU para a fase de
produção no TRC.

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FAQ-010 – Quais são os pré-requisitos para o mapa passar do
TRU para o TRC?

O mapa do TRU deverá:

  • Estar mais detalhado, com informações incluídas pelo DM, além daquelas recebidas no mapa base inicial;Estar com as principais ligações rodoviárias do município, completas até o limite do mapa;
  • Todos os pontos de continuidade nos limites do mapa (bounds) deverão estar acertados com os mapas vizinhos;
  • As rotas que atravessam o município deverão estar testadas e funcionando sem problemas. Teste no Mapsource rotas partindo de cada ponta de via na divisa para todos os demais pontos de via nas divisas. Quem entra em um município por uma estrada, pode querer sair dele por qualquer outro ponto e isso ser possível;A malha urbana não precisa estar completa, coisa que será atingida com o tempo, mas a que existir deverá estar conectada aos acessos rodoviários da cidade;
  • É desejável que as vias estejam corretamente nominadas;
  • O mapa deverá ter sido verificado quanto à falta de nós nos cruzamentos, utilizando a ferramenta “Viadutos” do programa Otimizador;Obviamente, o mapa deve estar sendo validado sem erros pelo TSuite e sendo aceito para compilação;

Estando com todos estes pré-requisitos atendidos, a “peça” que é o mapa do TRU, poderá ser encaixada no “quebra-cabeça”, que é o TRC, sem comprometer e causar problemas no conjunto. Então o DM deve fazer contato direto com o DE do estado e solicitar a avaliação dele para inclusão no TRC.

O DE irá verificar o atendimento de todos os pré-requisitos acima e se for o caso, indicará as adequações necessárias para efetivar a integração no TRC.

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